Pesquisas Eleitorais em Rio Largo





Nos últimos dias apuramos as informações das pesquisas de intenção de votos de alguns municípios de Alagoas, as pesquisas são referentes à eleição de Outubro desse ano.  Em Piranhas uma pesquisa falsa foi divulgada em um panfleto em que a pesquisa mostrava que ela foi encomendada pelo IBRAPE-Cadaminuto. O próprio portal Cada Minuto em 21 de dezembro desmentiu e o panfleto foi denunciado a Policia Federal e ao Ministério Publico Estadual. Foi verificada a fraude quando trocaram os nomes das cidades de Viçosa por Piranhas, favorecendo assim o grupo de oposição a atual prefeita de Piranhas,Mellina Freitas. Na época o diretor Geral do cada Minuto Francivaldo Diniz comentou o assunto“Não houve nenhuma pesquisa do Ibrape-Cadaminuto em Piranhas, este panfleto é na verdade uma fraude grosseira e o responsável será responsabilizado pelo crime que cometeu”na mesma nota o portal informou a lista de cidades onde foram realizadas pesquisas que são elas
Viçosa, Palmeira dos Índios,Penedo,Boca da Mata, Marechal Deodoro, Atalaia, Paripueira, Piaçabuçu, Passo de Camaragibe, Pilar, Porto Real do Colégio, Poço das Trincheiras, TanqueD’arca, Maceió – Prefeito, Maceió – Vereador e Roteiro

No mesmo mês uma outra pesquisa do Instituto IBRAPE/CADAMINUTO foi fraudada, o fato aconteceu dessa vez na cidade de Campestre, onde pessoas que não foram identificadas, alteraram os números de um levantamento feito pelo instituto e distribuíram para a população.
Na cidade de Rio Largo uma pesquisa de intenção de voto foi divulgada nas redes sociais, uma delas foi na comunidade Rio Largo em foco, a qual é a mais popular do município. Na postagem da pesquisa onde não citava a fonte, apontava os índices de aprovação e rejeição aos prováveis candidatos a prefeitura em outubro. Marcos Vieira aparecia na pesquisa divulgada com 23% de aceitação e 32 de rejeição, Toninho Lins (PSB) e atual prefeito aparece com 78% de rejeição e 14% de aceitação, Dra. Fátima vice do atual prefeito, não somou 1% de rejeição, porem segundo a pesquisa obteve 13% de aceitação, o ex-deputado Estadual Gilberto Gonçalves aparece com 59% de rejeição e 5% de aceitação. A pesquisa divulgada na comunidade e no blog chamado “Blog da Notícia” ainda avaliou a ex-prefeita Vania Paiva que obteve 4% de aceitação e 36% de rejeição. De forma confusa a nota seguinte que corresponde ao questionamento feito pelo Câmera Notícia na comunidade, sobre a fonte da pesquisa para legitimar seus resultados, não corresponderam com os dados apurados pelo blog.
O texto aponta o nome da empresa que na rede social e no blog se chamam Embrape, as pesquisa teria sido realizada nos dia 20 e 21 de Dezembro do ano passado e no mesmo texto credita a responsabilidade da pesquisa a Francisvaldo. A divulgação oficial da pesquisa segundo o texto foi na quarta-feira (18).

Entramos em contato com o Cada Minuto, o site tem encomendado nos últimos meses pesquisa ao instituto que se chama IBRAPE e seudiretor Geral se chama Francivaldo Diniz. Na internet encontramos outro instituto de pesquisa com o mesmo nome. Ligamos para Pernambuco sede da empresa, onde de lá responderam que só realizam pesquisa na área da saúde. Tentamos localizar o IBRAPE que fez as pesquisas em outras cidades do estado, recorremos ao Cada Minuto que não soube responder se encomendou pesquisa para Rio Largo e nem forneceu contato com o IBRAPE. Continuamos apurando até que encontramos o site do Instituto, mas, não obtivemos resposta pelo telefone. Tentamos ter mais informações sobre a pesquisa, com quem a divulgou na comunidade. Dois dias depois responderam da seguinte forma.

"Todos os candidatos à prefeito de Rio Largo fazem pesquisas toda semana, pra ter uma noção como está, como faz também para seus candidatos à vereadores, pra ver o desempenho de seus candidatos futuros. E não é preciso ser registrada, pois não é interesse público e sim dos candidatos que fazem.

O que aconteceu aqui foi um grande equívoco de postar essa pesquisa, pois mais de uma pessoa tinha a senha desse orkut, isso não irá mais acontecer.O intuito aqui é fazer uma discussão sadia e imparcial."

A pesquisa informada na comunidade, somando a porcentagem de rejeição dá um total de 205.89% e aceitação 59% nenhuma delas somou 100%, o que era comum em acontecer tanto em pesquisa qualitativa e quantitativa. Não se sabe qual método foi aplicado na pesquisa informada.

O Câmera Notícia cumprindo sua função de informar e apurar as informações que chegam em seu poder, sempre creditando a fonte e a responsabilidade da mesma, saímos em busca de mais informações e foi uma semana apurando, tentando comprovar o resultado da pesquisa divulgados. Acreditamos sim, no intuito que tiveram em levantar discussões através de dados da pesquisa mencionada pela comunidade, porém acreditamos mais ainda, nas informações sem pressa e cautelosa, corrigida e verídica.  O interesse é público, assim como a opinião da qual foi coletada. Não é novidade em Alagoas as pesquisas fraudulentas espalhadas de forma viral ou até mesmo aquelas que são encomendadas sem serem usados métodos científicos. O GAPE da organização Arnon de Mello sofreu na justiça acusações de fraude na pesquisa para Governador Alagoas em 2010. Por isso é de grande importância a averiguações de pesquisa eleitorais.

Seguindo nosso dever de informar, consideramos as informações obtidas através da comunidade. O Câmera Notícia agradece o contato e reafirma o compromisso de informar da melhor maneira e continuar cobrindo o que acontece em Rio Largo

0 comentários:

Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Serão suprimidos todo e qualquer comentário com teor preconceituoso.