ARTE CONTEMPLO: VIDA E OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI




Cândido Torquato Portinari (Brodowski29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão como O Lavrador de Café à gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956 e que em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro). Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

OBRAS DE PORTINARI



Pintura a óleo sobre tela 100x 81 cm “Lavrador de café” Portinari. 1934 


A descoberta da terra, 1941. Pintura mural de Portinari no edifício
 da 
Biblioteca do Congresso,Washington, DC.



Da esquerda para a direita: Cândido Portinari, Antônio BentoMário de Andrade e Rodrigo Melo FrancoRio de Janeiro1936.
Euclides da Cunha - Clique para ver ampliada

Retrato de Euclides da Cunha


[1944]

Os Retirantes - óleo sobre tela - Coleção Museu de Arte de São Paulo Assis  - 1944
Retirantes, Série Retirantes

1944
Painel a óleo/tela
    Óleo sobre tela de Cândido Portinari
      Mestiço - 1934 - Óleo sobre tela - 81x61 cm

Café - 1935


   


Entre suas obras mais prestigiadas e famosas, destacam-se os painéis Guerra e Paz (1953-1956), que foram presenteados em 1956 à sede da ONU de Nova Iorque. Em novembro de 2010, depois de 53 anos, elas voltaram ao Brasil e foram exibidas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Para saber mais, ver Guerra e Paz).

OUTRAS OBRAS DE PORTINARI
As telas Meninos e piões e Favela são parte do acervo permanente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Seu maior acervo sacro, entre pinturas e afrescos, está exposto na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, centro da cidade de Batatais, interior de São Paulo, situada a 16 quilômetros de sua cidade natal, Brodowski. São 23 obras, incluindo 2 retratos:Os Milagres de Nossa SenhoraVia Sacra (composta de 14 quadros); Jesus e os ApóstolosA Sagrada FamíliaFuga para o EgitoO BatismoMartírio de São SebastiãoThierys Fernando B. S. NascimentoOutras pinturas conhecidas de Portinari são:Meio AmbienteColhedores de CaféMestiçoO Lavrador de CaféO Sapateiro de BrodowskiMenino com PiãoLavadeirasGrupos de Meninas BrincandoMenino com CarneiroCena RuralA Primeira Missa no BrasilSão Francisco de AssisTiradentesCeiaOs RetirantesFutebolO Sofrimento de LaioCriança MortaPipa.Vila Santa Izabel.

Furto no MASP

Uma das obras mais importantes de Portinari, O lavrador de café, foi furtada do segundo andar do Museu de Arte de São Paulo na madrugada do dia 20 de dezembro de 2007, em uma ação de três minutos, juntamente com o quadro Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso. Estas obras foram resgatadas e restituídas ao museu dia 8 de janeiro de 2008, sem sofrer avarias



ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE PORTINARI


Exposição "Guerra e Paz", de Portinari, é prorrogada em SP
O término da exposição "Guerra e Paz", de Candido Portinari (1903-1962), foi prorrogado para 20 de maio no Memorial da América Latina, em São Paulo. Inaugurada no início de fevereiro, a mostra recebeu mais de 120 mil pessoas.


A exposição, que ocupa três prédios, apresenta os painéis "Guerra" e "Paz", que medem 14 metros de altura e 10 de largura, e cerca de 100 documentos preparatórios das obras, realizadas entre 1952 e 1956 sob encomenda do governo brasileiro.

Os murais passaram por um trabalho de restauro entre fevereiro e maio de 2011, para recuperar suas cores originais.

EXPOSIÇÃO "GUERRA E PAZ", DE PORTINARI

ONDE: Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo)
QUANDO: ter. a dom., das 9h às 18h; até 20/5
QUANTO: entrada grátis


0 comentários:

Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Serão suprimidos todo e qualquer comentário com teor preconceituoso.