Escritor colombiano Gabriel García Márquez é hospitalizado no México

O escritor Gabriel García Márquez (Foto: Divulgação)O escritor colombiano Gabriel García Márquez foi hospitalizado na Cidade do México, informou a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde. Segundo depoimento de Gonzalo, filho do autor, à agência EFE, ele está internado desde segunda-feira (31), na Cidade do México, com uma infecção respiratória. Espera-se que ele siga internado até a próxima semana.
Entre as autoridades que confirmaram a notícia está o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. Em mensagem em seu perfil oficial do Twitter, ele disse que tinha sido informado de sua hospitalização. "Desejo a ele uma pronta recuperação", escreveu.
García Márquez, de 87 anos, sofre de demência senil, embora "ainda conserve o humor, a alegria e o entusiasmo que sempre teve", afirmou seu irmão Jaime García Márquez, em 2012. Jaime explicou que o estado de saúde de seu irmão é uma notícia que, por diferentes razões, mantiveram relativo segredo, não porque exista algo grave que não possa ser divulgado, "mas porque se trata de sua vida, e ele sempre tentou protegê-la".
"O fato real é que há muitos comentários, alguns estão certos, mas sempre estão cheios de morbidez. Às vezes dão a sensação de que queriam que ele morresse, como se a morte dele fosse uma grande notícia", reclamou.
A primeira edição de "Cem Anos de Solidão", uma das obras mais conhecidas do escritor, saiu em maio de 1967. Desde então, o livro foi traduzido para 35 idiomas, vendendo milhões de exemplares. García Márquez é autor de romances como "Ninguém escreve ao coronel", "Má hora" e "Amor nos tempos do cólera". O ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1982 e um dos representantes proeminentes da literatura iberoamericana vive há anos no México.

G1

0 comentários:

Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Serão suprimidos todo e qualquer comentário com teor preconceituoso.