Concluída busca aérea dos restos do avião desaparecido

"Os navios e aeronaves que trabalhavam no mapeamento da superfície marinha vão regressar às respetivas tarefas nacionais nos próximos dias", indica um comunicado do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas.

Aviões da Austrália, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Malásia, Nova Zelândia e Reino Unido efetuaram buscas desde o passado dia 18 de março numa grande região do oceano Índico pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines.

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou na segunda-feira  que a busca do avião entra "numa nova fase" na qual será intensificada a  busca submarina ao considerar "altamente improvável" encontrar destroços  na superfície do oceano quase dois meses depois do desaparecimento do avião.

O submarino Bluefin-21, que viaja a bordo do navio australiano Ocean  Vessel, continuará as suas missões no fundo do mar "nas próximas semanas"  depois de completar 17 missões e mapear 314 quilómetros quadrados próximo  da zona onde alegadamente foi captado um sinal acústico procedente de uma  das caixas negras. 

As autoridades que coordenam a busca disseram que iniciaram contactos  com empresas privadas especializadas em buscas submarinas para aumentar  o alcance das missões. 
O avião da Malaysia Airlines desapareceu a 8 de março quando fazia a ligação Kuala Lumpur - Pequim com 239 pessoas a bordo, um terço das quais de nacionalidade chinesa. 

O avião desapareceu dos ecrãs de controlo do radar 40 minutos depois  de estar no ar e mudou de rumo, numa "ação deliberada", de acordo com as  autoridades malaias, para atravessar o estreito de Malaca, em direção contrária  ao trajeto inicial.   

0 comentários:

Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Serão suprimidos todo e qualquer comentário com teor preconceituoso.