Brasil vence a Croácia no primeiro jogo da Copa do Mundo 2014

Milhares de corações brasileiros bateram mais forte nesta quinta-feira. A recém-inaugurada Arena Corinthians, em São Paulo, recebeu às 17h o tão esperado primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014 entre Brasil e Croácia. Mais cedo, às 15h15, um espetáculo de dança e música marcou a cerimônia de abertura.
Nesse primeiro jogo da Copa, Brasil saiu vitorioso por 3 a 1

Após um período de treinamento na Granja Comary, em Teresópolis, a seleção brasileira chegou pronta para o desafio. A equipe de Felipão começou a jornada em busca do hexacampeonato com a mesma equipe titular que venceu a Copa das Confederações do último ano. A grande esperança está no jovem atacante Neymar, estrela do Barcelona, que pode desequilibrar na competição.

Antes da bola rolar, os cantores Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte comandaram a parte musical da cerimônia de abertura, que contou também com apresentações de dança de centenas de voluntários, além de ter mostrado um pouco da arte e da cultura brasileira.
O Brasil prendeu a respiração durante 90 minutos para assistir à estreia da seleção na Copa do Mundo. Neymar comandou a vitória angustiante, que veio com uma certa ajudinha do juiz.
A música que anunciava o início da Copa era de arrepiar. Mas não foi páreo para outra: o Hino Nacional cantado com emoção pura por um estádio inteiro. Mas emoção demais pode atrapalhar e a seleção não começou bem.
A Croácia teve uma chance e não desperdiçou a segunda. A bola veio rasteira, o atacante croata chutou mal e quem disse que é bom estrear com o pé direito, Marcelo deu azar.
Oscar e Neymar passaram a dominar as melhores jogadas brasileiras, ainda que às vezes a vontade fosse muita e passasse dos limites. Neymar ganhou um preocupante cartão amarelo e o gol de empate saiu mais da luta do que da técnica.
Oscar brigou, insistiu e recuperou a bola mesmo cercado por croatas. Neymar pega a bola, traz para o pé esquerdo e manda a bomba. Mas ela não explodiu, entrou mansinha no cantinho. 1 a 1.
O segundo tempo era pra ser mais calmo. Felipão tentou arrumar a casa no intervalo, mas nada dava certo até que Oscar lançou Fred na área. Fred mereceu o Oscar ao cavar um pênalti para lá de duvidoso. Mas aceitamos de bom grado qualquer presente. O juiz japonês foi na onda.
Neymar fazia seu primeiro jogo em uma Copa, 50 pela seleção. Dois gols? Não podia ter sido melhor. "Estou muito feliz, até mais do que eu sonnhava. E começar com o pé direito com uma vitória é importante", diz o atacante Neymar após o jogo. A Croácia precisava empatar e tinha a irritação de se sentir lesada como combustível. O Brasil ficou encurralado.
Nessa hora, é necessário um leão na defesa. David Luiz tem até a juba, só dava ele, mas a tensão era evidente. Até que Oscar pegou a sobra de uma dividida, avançou e tocou cirurgicamente de biquinho no canto. O 3 a 1 era a vitória e o alívio.
Foi um jogo que lembrou tanto a estreia do Brasil na Copa de 2002. Aquela foi vitoriosa, no Japão, e essa contou com uma ajudinha japonesa. Mas também, a seleção estava em São Paulo, um lugar com a essência do Japão no Brasil. "O juiz viu pênalti. Deu pênalti. Eu já havia dito: arbitragem é do árbitro e ele que tem que decidir", explica o técnico Luiz Felipe Scolari.
Um começo com um pouco de polêmica, mas esse também é um ingrediente gostoso do futebol.
No jogo de hoje a tarde a escalação foi a seguinte;

BRASIL X CROÁCIA

BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. TÉC: Luz Felipe Scolari.

CROÁCIA: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Brozovic (Kovacic), Jelavic, Rakitic e Modric; Perisic e Olic (Eduardo). TÉC: Niko Kovac.
Arbitragem: Yuichi Nishimura (JAP) / Toshiyuki Nagi (JAP) / Toru Sagara (JAP).

0 comentários:

Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Serão suprimidos todo e qualquer comentário com teor preconceituoso.