Alemães ouvidos por jornal dizem que se sentem em casa no Brasil

O jornal alemão "Die Welt" ouviu torcedores da Alemanha que estão no Brasil para a Copa do Mundo e concluiu que, mesmo onde quase ninguém fala outro idioma que não o português, a recepção dos brasileiros aos torcedores da seleção alemã tem sido boa e eles “se sentem em casa”. A reportagem destacada que cidades do Sul do país, são  ainda hoje permeadas pela cultura que os imigrantes da Alemanha trouxeram desde o século 19.

Segundo o "Die Welt", 56 mil ingressos da Copa foram vendidos pela Fifa a residentes da Alemanha e o país é o segundo em número de turistas que vieram ao país. Torcedores com a camisa branca da Alemanha e a bandeira dourada, vermelha e preta eram numerosos em bares pelas cidades-sede e nos eventos da Fan Fest da Fifa, diz o texto.
Os alemães ouvidos pela reportagem citaram o choque quando se deparam com pessoas dormindo nas ruas por onde passaram em cidades como Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Para as pessoas entrevistadas, a falta de conhecimento de inglês não atrapalhou o diálogo com os locais, inclusive a recepção e a ajuda que receberam. “Precisamos usar braços e pernas para nos entendermos, mas funciona”, disse um dos alemães.
O texto destacou a cidade de Blumenau, a duas horas de carros de Florianópolis, tem a cultura alemã ainda está fortemente presente. Segundo a reportagem, é possível encontrá-la na lista telefônica, que traz muitos sobrenomes em alemão, e também na Oktoberfest, citada pelos locais entrevistados como a segunda maior do mundo, atrás apenas da edição de Munique.
O "Die Welt" também ouviu brasileiros, que elogiaram os alemães que conheceram. "São muito simpáticos. Acho que os alemães gostam da gente e a gente gosta dos alemães", disse um brasileiro que vestiu a camisa do país europeu durante um dos jogos da seleção de Neuer, Klose e Schweinsteiger.

0 comentários:

Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Serão suprimidos todo e qualquer comentário com teor preconceituoso.